O que você procura?

O que o seu sobrenome representa para você? Origem, conexão com a trajetória dos antepassados e família podem ser algumas das primeiras associações que surgem ao nos depararmos com essa pergunta. Com base na reflexão do que essa palavra significa, o Museu da Imigração produziu a instalação videográfica “SobreNomes”.

A produção, dinâmica e atual, visa dar continuidade ao grande painel de madeira da exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”, confeccionado com o propósito de prestar uma homenagem aos migrantes que passaram pela Hospedaria do Brás durante o seu funcionamento (1887 - 1978), que conta com cerca de 12 mil registros entre os mais pesquisados no Acervo Digital do MI.

Com o objetivo de aproximar as histórias da antiga Hospedaria e as das milhares de pessoas que, hoje, não se reconhecem representadas nessa parede tão afetiva para os visitantes, a ação interativa captou, ao todo, mais de 1.600 registros. Sobrenomes de diferentes origens, de famílias que vieram no passado e das que chegaram ao Brasil recentemente foram enviados por meio de um contato de WhatsApp entre os meses de novembro e dezembro de 2019.

“Ao inaugurar uma instalação que foi produzida colaborativamente, com a contribuição do público - e participação até mesmo de pessoas que estão fora do País -, buscamos que ainda mais famílias se sintam hoje representadas nos espaços do Museu. Para nós, é muito importante aproximar as pessoas do dia a dia da instituição e instigar uma percepção sobre a relação da imigração no passado e no presente”, reflete a diretora executiva, Alessandra Almeida.

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar